Your browser doesn't support javascript.
loading
Guia de boas práticas do cuidado do quadril infantil do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo / Good practice guide for children's hip care at the Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo
São Paulo; s.n; 2023. 27 p.
Thesis Pt | ColecionaSUS, SMS-SP, HSPM-Producao, SMS-SP | ID: biblio-1531309
: BR75.1

Introdução:

A Displasia de Desenvolvimento do Quadril (DDQ) é uma condição que pode ocorrer durante o crescimento ou desenvolvimento embrionário, fetal e infantil. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para evitar complicações futuras, como a osteoartrose. Atualmente, é estabelecido que o posicionamento pós-natal é um fator causal para a ocorrência da DDQ. Deste modo, o posicionamento pós-natal como no uso de dispositivos como "charutinhos" e "cangurus" influencia na incidência de DDQ. Promover a conscientização de profissionais de saúde e pais de recém-nascidos sobre estes cuidados pode contribuir para um desenvolvimento saudável do quadril e uma menor incidência de DDQ.

Objetivo:

Elaborar uma cartilha de conscientização a respeito de ações e cuidados com o quadril infantil a fim de diminuir a incidência de displasia do desenvolvimento do quadril em crianças.

Método:

Revisão da literatura pelos autores, com o objetivo de sistematizar o conteúdo relevante, de forma acessível e didática na forma de uma cartilha que será distribuída aos pais, responsáveis e profissionais de saúde que acompanham as crianças.

Resultados:

A elaboração da cartilha será estruturada em tópicos abrangendo explicações relacionadas a displasia do desenvolvimento de quadril em formato de textos e imagens de forma informative e acessível. Discussão A implementação de políticas que conscientizem sobre as práticas adequadas relacionadas ao posicionamento do quadril das crianças poderá diminuir a incidência da DDQ, implicando na diminuição de casos de osteoartrose futuros secundários a esta doença. Isto poderá ter impacto positivo tanto na qualidade de vida e morbimortalidade futuros, como também nos custos de saúde relacionados a dor, locomoção e tratamentos definitivos para os quadris afetados.

Conclusão:

A conscientização a respeito dos cuidados com o quadril das crianças poderá resultar, além da diminuição da incidência de casos de DDQ, no aumento da adesão ambulatorial de pacientes e responsáveis; promoção de políticas e linhas de cuidados relacionados à prevenção da DDQ; conscientização de profissionais e responsáveis a respeito da DDQ; diminuição de custos relacionados a complicações de diagnósticos tardios da DDQ; possibilitar a realização de estudos futuros relacionadas a implementação das medidas propostas. Palavras-chave Displasia do desenvolvimento dos quadris. Quadril. Ortopedia Pediátrica.

...